sábado, 21 de março de 2015

Dicas para as plantas de casa


Hortas e vasos caseiros são boas pedidas para melhorar o ambiente a ajudar na alimentação

Rafaella Dotta
Belo Horizonte (MG)
A qualidade dos alimentos vendidos nos supermercados tem impressionado cada vez mais negativamente. Como alternativa, a agricultura urbana começa a chamar atenção.  De acordo com pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), das dez cidades latino-americanas com mais presença do cultivo nas cidades, apenas uma é brasileira: Belo Horizonte. Atualmente, na capital mineira há 185 hortas de verduras e 48 hortas de frutas. 
Para as pessoas que não possuem um quintal, a dica é ter pequenas plantas dentro de casa. Elas podem ser temperos, flores ou verduras de baixo porte. Veja dicas para cuidar bem desses seres vivos que podem melhorar nossa saúde e nosso astral.
VASO: Escolha adequada
O tamanho dos vasos precisa variar de acordo com cada planta. Por isso, depois de um tempo, verifique se as raízes estão visíveis ou se ocupam todo o interior do vaso. Se sim, é hora de replantar. Escolha um pote maior, com furos na parte inferior, e transplante! 
LUZ E TEMPERATURA: Faça testes
Pode ser que, de primeira, sua planta não fique muito contente com o cantinho dela. Para ajudá-la, você pode testar outros pontos da casa, com iluminação e arejamento mais ou menos intenso. 
UMIDADE: Mantenha ao redor
Lugares secos são mais difíceis para a maioria das plantas. Pense em formas de aumentar a umidade ao redor delas. Uma boa dica é colocar água em uma bacia de cascalhos, logo embaixo do vaso. Aos poucos, a água evapora e cria um bom clima.
ÁGUA: Precisa viajar? Faça uma “babá”
Ao deixar sua planta por dois ou três dias sozinha, você poderá fazer um sistema de irrigação automático. Pegue uma garrafa de vinho, encha de água e faça um buraco na rolha. Em seguida, coloque a garrafa de cabeça para baixo no solo da planta. Isso garante água por duas semanas.
Por que fazer uma horta urbana
Ajuda a melhorar o meio ambiente, incrementando os espaços verdes em nossas casas e comunidades, e ajuda a diminuir a temperatura em tempos de calor. Pode complementar a alimentação familiar. Fornece verduras, legumes e frutas com mais vitaminas e mineirais
Plantas para ter em casa
Babosa: necessita de muito sol e pouca irrigação. Boa para cabelos, pele, inflamações, imunidade... enfim, tem “mil e uma utilidades”.
Hortelã: prefere a “semi-sombra” e necessita de solo úmido o tempo todo. Ótimo para chás e tempero.
Sálvia: gosta de muito sol e muita água. Serve como digestivo, calmante e tempero.
Camomila: precisa de luz em abundância e água todos os dias. É calmante e auxilia problemas cardíacos. 
Salsa: cinco horas de sol por dia e solo úmido. O chá combate as pedras nos rins.
Espada de São Jorge: gosta de meia sombra e pode ser regada a cada 15 dias. Funciona bem como ornamentação.
Dicas para as plantas de casa
4/ 5
Oleh

Receber notícias no e-mail

Receba notícias do Neapo no seu e-mail!

Não insira dados pessoais;
Todos comentários passarão por uma moderação;
Para entrar em contato utilize a página de contato.